Mais de 1.200 residências foram visitadas no dia ‘D’ de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Laranjeiras do Sul

Mutirão foi realizado ontem no Bairro Cristo Rei

Durante toda a quinta-feira (09), agentes da Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, acompanhados pelos agentes de endemias e os agentes de saúde realizaram no bairro Cristo Rei, um mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

Foram visitadas 1.289 casas e foram encontrados em torno de 150 focos do mosquito além de 9 amostras com larvas. Na oportunidade foram distribuídos panfletos orientando os moradores, no intuito de eliminar possíveis criadouros. “Realizamos os mutirões justamente para alertar as pessoas que o mosquito se prolifera nas residências. Cuidar para que isso não aconteça é um dever de todos”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Massuqueto.

O verão deste ano foi propício ao mosquito, com chuvas corriqueiras e calor. “Potes de animais, geladeiras, até mesmo papeis jogados no quintal podem servir de criadouro do aedes aegypti. É preciso estar alerta e a conscientização é a melhor forma de evitarmos que Guarapuava tenha uma epidemia”, completou Patricia.

O Secretário de Saúde do município, Valdemir Scarpari aproveitou o mutirão para pedir a conscientização da população. “O mutirão é esforço para prevenção. Precisamos manter Laranjeiras do Sul protegida e para isto, contamos com a colaboração e conscientização de toda a população. Se cada um cuidar da sua casa e fizer sua parte não deixaremos o mosquito entrar em Laranjeiras do Sul”, disse o Secretário.

Ele anunciou para o dia 18 de fevereiro, um sábado, a realização de um mutirão. “Neste dia estaremos percorrendo todos os bairros e centros fazendo uma  limpeza em geral. Para isso vamos contar com a colaboração do comércio, entidades, Clubes de Serviços e Universidades. Desde já deixo aqui o meu agradecimento”, afirmou Scarpari.

16/03/2017