Notícias

Equipe do Programa ‘Minha Escola Tem Saúde’ apresenta dados da 1ª etapa

Projeto visa levar ações de saúde preventiva a todos os alunos da rede municipal

A- | A+
Compartilhar
As secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Laranjeiras do Sul vêm desenvolvendo, desde maio, o projeto "Minha Escola Tem Saúde", que visa incentivar a prevenção de doença e a manutenção da saúde de todos os alunos da rede municipal de ensino. Num primeiro momento, os alunos passaram por triagem, avaliação do consumo alimentar, avaliação de enfermagem, análise da carteirinha de vacina, triagem bucal, triagem oftalmológica, triagem auditiva e avaliação do desenvolvimento motor. A partir de agora estes números estão sendo apresentados aos pais, durante uma escala de reuniões definida pelas coordenadoras do programa. 

Números
“Em relação ao estado nutricional foram avaliadas nas escolas 1.986 crianças. Destas, 31,22% (620) encontram-se com excesso de peso. Já nos Cemeis, 838 crianças foram avaliadas e 17,54% (148) apresentaram excesso de peso”, disse a nutricionista da Secretaria de Saúde Thaize Almeida Granzotto. As crianças com sobrepeso participarão de grupos de orientação que vão ser formados no ambiente escolar e participarão dos grupos de promoção da atividade física “Coração Feliz Kids” na Unidade Básica de Saúde do Bairro Cristo Rei. 

Outro dado que chamou a atenção da equipe é em relação ao hábito de realizar refeições assistindo a TV, mexendo no computador ou celular. Ao todo, 49,64% das crianças têm esse hábito. Já em relação a triagem do desenvolvimento motor, 927 alunos foram avaliados nos Cemeis, sendo que 873 deles tiveram resultado normal e 54 apresentaram algum tipo de alteração. Estes alunos foram encaminhados para atendimento especializado. 

19/09/2017