Notícias

Corpo de Bombeiros de Laranjeiras recebe novos veículos

Durante o ato prefeito Berto Silva assina termo de cooperação para implantação do programa Brigada Escolar nas Escolas

A- | A+
Compartilhar
O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul conta, a partir de agora, com três novas viaturas. Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 19, a 4º seção de Bombeiros do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava (SGBI), recebeu um veículo Renault Duster zero KM, no valor aproximado de R$ 100 mil, e duas Nissan Frontier, que ficarão à disposição de toda a 14ª coordenadoria regional de proteção e Defesa Civil com sede em Guarapuava

As viaturas estão equipadas com materiais para atendimento de duas naturezas específicas de ocorrências: uma delas para busca e resgate em estruturas colapsadas, utilizada para a localização e retirada de vítimas que se encontram em escombros de desabamentos de edificações, aumentando muito as chances de sobrevida nestes casos. 

A outra viatura possui materiais para salvamento em águas rápidas, que são indispensáveis para realização de resgates de vítimas em situações que envolvem rios e corredeiras, mitigando riscos tanto para a guarnição de Bombeiros como para a vítima, e facilitando o trabalho da equipe de salvamento. 

O evento contou com a presença do prefeito Berto Silva; do vice-prefeito Valdemir Scarpari; do comandante do 5º SGBI, Major Arlisson Sanches Sales; do 2º Tenente Edimar Souza Penteado, comandante da 4ª Seção de Bombeiros do 5º SGBI; deputado estadual Bernardi Ribas Carli; do Major Heraldo de Lima, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar; do  delegado chefe da 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, Helder Lauria;  secretários municipais, vereadores e profissionais de imprensa.

“Estas viaturas servirão tanto para a execução de atividades operacionais como administrativas, assegurando maior agilidade e segurança para a guarnição durante os deslocamentos para ocorrências e em serviços administrativos, como vistorias de prevenção contra incêndio e pânico”, enfatizou o Major Arlisson Sanchez, comandante do 5º Subgrupamento. 

O Posto de Bombeiro Comunitário em Laranjeiras do Sul foi inaugurado em setembro de 2007, graças a uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. “Implantei os bombeiros no Município no meu primeiro mandato. Participei da mudança de patamar. Outro dia, entregamos um desencarcerador hidráulico e agora os veículos para o quartel de Laranjeiras do Sul. Agradeço ao governador Beto Richa, ao secretário Rossoni, ao deputado Bernardo Ribas Carli e muito especialmente ao Major Arlisson Sanches Sales pelo empenho na liberação desses veículos e equipamentos”, disse o prefeito Berto Silva.

BRIGADA ESCOLAR
Durante a cerimônia, o prefeito Berto Silva assinou a minuta do termo de cooperação para implantação da Brigada Escolar, dando início ao trâmite necessário para a implantação do programa nas escolas do município.  Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado, representado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e Prefeitura, com a finalidade de formação de brigadistas, envolvendo os funcionários das escolas. 

“Para implantação deste projeto a Prefeitura fez aquisição de equipamentos de prevenção e combate a incêndio para as 21 escolas do município, num investimento superior a R$ 28 mil. Entre eles, estão luminárias de emergência, extintores e placas de balizamento”, afirmou o prefeito. O cronograma de instalação dos equipamentos está sendo executado pela Secretaria de Obras e Urbanismo. 


20/07/2017