Corpo de Bombeiros de Laranjeiras recebe desencarcerador hidráulico

Equipamento é indispensável para salvamento de vítimas de acidentes presas às ferragens

O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul conta, a partir de agora, com um equipamento de tecnologia avançada para ser empregado no trabalho de resgate a vítimas de acidentes de trânsito presas às ferragens. Em solenidade realizada nesta terça-feira, 16, a 4ª seção de Bombeiros do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava, recebeu um desencarcerador hidráulico de fabricação austríaca avaliado em R$ 50 mil. O aparelho é composto por motor, ferramenta expansora, uma ferramenta de corte, um cilindro expansor telescópico, um carretel de mangueira dupla e uma corrente.

“Com esse equipamento, nós acreditamos que o resgate será muito mais rápido, podendo retirar as pessoas em um tempo máximo de cinco minutos, a depender da posição da vítima, evitando mortes. O equipamento recebido é um dos mais avançados em todo o mundo”, enfatizou o Major Arlisson Sanchez, comandante do 5º Subgrupamento.

Para o prefeito Berto Silva, o investimento já é reflexo daquilo se preconizava durante a mudança de patamar dos bombeiros – de civil para militar. “Muitas vezes a morte não se dá no acidente, mas sim na demora em se promover o socorro. O Major Sanchez está cumprindo com cada palavra dita por ele durante a implantação do pelotão dos Bombeiros em Laranjeiras do Sul”, declarou o prefeito Berto Silva.

O equipamento foi adquirido pelo comando do Corpo de Bombeiros, através do Fundo Especial de Segurança Pública do Estado do Paraná (Sunesp), e vai ficar à disposição da regional de Laranjeiras do Sul, que atende outros seis municípios: Cantagalo, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond –  todos interligados pelas rodovias BR-277, BR-158, PR-473 e PR-565.

Desde o início dos trabalhos do Posto de Bombeiro Comunitário de Laranjeiras do Sul, em 2006, até o início de maio de 2017, foram efetuados 464 atendimentos a ocorrências de acidente trânsito. Somente em 2016, foram registrados 128 atendimentos. Tais estatísticas revelam a importância e a necessidade de equipamentos especialmente concebidos para este fim, atuando decisivamente no salvamento de vidas.

O público presente ao ato de entrega do desencarcerador, realizado na Praça do Cinquentenário, assistiu a uma demonstração da utilização do equipamento, com a simulação de um desencarceramento em veículo danificado em acidente.

16/05/2017