Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul agora é militar

Bombeiros comunitários deram lugar

Foi realizada nesta terça-feira, 2, solenidade de transferência de comando e profissionalização no quartel do Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul, que passa a ser a 4ª Seção de Bombeiros do 5º Sub-grupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava (SGBI). A partir de agora, a corporação é totalmente militar e está a cargo do 2º tenente Edimar Souza Penteado. O evento contou com a presença do prefeito Berto Silva, do vice-prefeito Valdemir Scarpari e do comandante do 5º SGBI Major Arlisson Sanches Sales, além de autoridades militares, secretários municipais, vereadores, convidados e profissionais de imprensa.

Berto Silva discursou em tom de gratidão na solenidade. “Saem os comunitários e entram os militares. Vamos ampliar o serviço e melhorar o equipamento para salvar vidas nas mais diferentes situações”, disse. Durante a solenidade, os agentes de Defesa Civil foram homenageados com uma placa de reconhecimento pelos nove anos de serviços prestados à comunidade, o qual desempenharam com muita dedicação.

O Posto de Bombeiro Comunitário em Laranjeiras do Sul foi inaugurado em setembro de 2007, graças a uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. Na época, contava com dez agentes de Defesa Civil e um gestor Bombeiro-militar. “Implantei os bombeiros no Município no meu primeiro mandato e agora, com muita honra, promovo sua mudança de patamar. Agradeço ao governador Beto Richa, ao secretário Rossoni e muito especialmente ao Major Arlisson Sanches Sales pelo empenho. Nosso objetivo é que Laranjeiras seja sede de batalhão num futuro próximo”, concluiu o prefeito.

A Prefeitura vai fornecer um estagiário na área de Engenharia para prestar atendimento no Corpo de Bombeiros, no sentido de receber e protocolar planos de segurança contra incêndio e pânico. Com isso, os profissionais de Engenharia e Arquitetura não precisam mais se deslocar até Guarapuava para fazer o protocolo. O atendimento é prestado aqui mesmo no município. O posto de bombeiros prestará auxílio à comunidade com o efetivo de 11 bombeiros militares.

05/05/2017