Notícias

Saúde promove curso para capacitar cuidador de idosos

Ação é parte da política preventiva da Secretaria de Saúde

A- | A+
Compartilhar

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) promove a partir do dia 11 de maio, no auditório da APAE, um curso para capacitar cuidadores de idosos. Coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a capacitação visa levar informação de saúde e cuidado para dentro do domicílio. Tem como público-alvo todos aqueles que já foram cuidadores, que atuam nesta função ou que pretendem ser cuidadores futuramente. O conteúdo abordado nos encontros engloba as mais variadas esferas do cuidado. 

O projeto contará com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes social e médicos. Durante os encontros será possível a troca de experiências da vivência como cuidador e a elucidação das dúvidas que  os profissionais trazem consigo. Maiores informações podem ser obtidas na Semusa com as fisioterapeutas Suellen ou Marina, do NASF. 

A figura do cuidador é antiga. Remete a alguém que se responsabiliza por outro cuja fragilidade requer atenção especial. A tarefa, originalmente desempenhada por um membro da própria família, adequa-se hoje às mudanças comportamentais das últimas décadas. Seja o cuidador um profissional contratado ou alguém do próprio núcleo familiar, seu papel é zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura e recreação da pessoa atendida.

        

 

11/04/2017