Notícias

Secretaria de Saúde intensifica exames preventivos de câncer de colo do útero

Iniciativa alerta a população feminina sobre os perigos da doença

A- | A+
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está disponibilizando gratuitamente exames preventivos de colo do útero (Papanicolau) para toda a população feminina de Laranjeiras do Sul. Tanto os agendamentos quanto os exames podem ser feitos em qualquer uma das unidades de saúde do município. De acordo com a enfermeira Liliam Bortoluzzi, o teste é rápido e indolor, sendo que a coleta deve ser feita anualmente por todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. 

O público-alvo vai até os 65 anos. Além de detectar o câncer, o Papanicolau serve também para a verificação de lesões internas e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 100%. Por isso, é necessário fazer este acompanhamento.

Há duas formas de marcar o exame. O agendamento pode ser realizado pessoalmente em nas UBS’s ou com um Agente Comunitário de Saúde (ACS). No dia da coleta, a mulher não pode estar menstruada e não deve usar cremes e duchas vaginais. As relações sexuais devem ser evitadas já na véspera do exame.  

CRONOGRAMA DE EXAMES

Segunda-feira – período da manhã

Terça-feira – período da tarde (e das 17h às 19h, com agendamento)

Sexta-feira – período da manhã


INTERIOR

Na UBS de Passo Liso, às segundas e quartas-feiras pela manhã, e na UBS do Rio do Tigre, às quintas-feiras pela manhã. 

 

11/04/2017