Berto Silva alcança 100 dias de governo com balanço positivo

Só do Estado, prefeito já garantiu mais de R$ 51 milhões em recursos a serem aplicados no município

O desempenho de um governo costuma ser medido ao final de quatro anos de mandato, mas os primeiros 100 dias de administração servem de termômetro do que está por vir. Assumindo o seu terceiro mandato em Laranjeiras do Sul, o prefeito Berto Silva está seguindo a sua cartilha eleitoral: dar continuidade as obras importantes realizadas nos dois primeiros mandatos, além de iniciar outras.

Na data em que completou ‘100 dias de governo’, Berto destacou em uma rede social algumas conquistas obtidas neste início do terceiro mandato. O fim da taxa de lixo na conta d´água foi o ponta pé inicial para um governo voltado para os desprovidos. Na saúde, o investimento na compra de medicamentos, por exemplo, já é seis vezes maior em comparação com os valores investidos na gestão da ex-prefeita. A contratação de mais médicos, incluindo pediatra, foi outra medida providencial tomada por Berto no sentido de recuperar a saúde pública no município. A reforma e modernização do Celeste e o início das obras de conclusão da UBS do Água Verde também denotam que a saúde é prioridade na prefeitura.

Na educação, Berto Silva anunciou a compra de uniforme escolar para todos os alunos da rede municipal, realizou obras providenciais nas escolas e aumentou substancialmente a oferta de vagas em creche em período integral. Até o fim do ano passado, três em cada dez crianças podiam ir à creche o dia todo. Hoje, o número saltou para sete em cada dez.  Outra ação emblemática desses 100 primeiros dias de governo foi a compra de seis ônibus para o transporte universitário, num investimento que superou a casa de meio milhão de reais, com apoio da UAD e da Câmara.

Só do governo do estado, a Prefeitura já garantiu R$ 51,4 milhões para a execução de inúmeras obras e implantação de vários serviços no município, entre os quais, a pavimentação de 136 mil metros quadrados de vias públicas urbanas. A liberação de recursos foi assinada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, que esteve em Laranjeiras do Sul em 11 de março. Na ocasião, Rossoni também assinou a autorização para a instalação Companhia Independente da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Delegacia Cidadã, nova sede da Ciretran, implantação do Centro de Especialidades Municipal (CEM), entre outras.

Atendendo aos pleitos do  prefeito laranjeirense, o Estado também autorizou o repasse de novas ambulâncias adaptadas e equipadas, um micro-ônibus adaptado para cadeirantes, para o transporte de pacientes em hemodiálise, van de 15 lugares para o transporte de pacientes de oncologia, equipamento de raio-X digital, tomógrafo computadorizado, três complexos esportivos dotados de grama sintética, vestiários, academia de ginástica e parque infantil, R$ 9 milhões para regularização fundiária no CAIC e no Bairro Presidente Vargas, R$ 400 mil para a aquisição de equipamentos rodoviários, R$ 3,2 milhões para a construção de 50 casas populares e R$ 21 milhões para obras de saneamento básico - construção de estação de tratamento de água no Rio Tapera, dez estações elevatórias, três reservatórios, 27 mil metros de adutoras e três mil metros de rede de distribuição.

11/04/2017