Dia D de combate a dengue contou com a participaçãos de mais de 100 voluntários

Ação foi realizada no Bairro Monte Castelo

Para reduzir os índices de infestação do mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde promoveu no domingo, 9, mais um dia de mobilização contra o Aedes Aegypti em Laranjeiras do Sul. As ações foram realizadas no Bairro Monte Castelo, onde as equipes se encontraram na UBS do bairro. Mesmo sendo um fim de semana, mais de 100 pessoas, entre profissionais da saúde, integrantes do Projeto ZOE e Comitê de Enfrentamento da Dengue, participaram da ação, que visa conscientizar a população sobre os cuidados simples e de rotinas que podem impedir a reprodução do mosquito.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, a avaliação da ação realizada é positiva. “Em virtude deste tipo de ação e o engajamento da população, Laranjeiras do Sul já diminuiu de 4 pontos para 1,7 ponto o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, quero agradecer a todas as pessoas que participaram desta ação e principalmente os moradores que nos receberam bem em suas residências”, disse. O professor Osmindo Zitkievitz, que faz parte do comitê, parabenizou a prefeitura e as pessoas que estiveram participando deste mutirão. “Isso demonstra que o nosso povo é unido e realmente tem o senso de responsabilidade quanto ao cuidado com o bem-estar da comunidade”, disse.

No total, 657 residências. Vinte focos do mosquito foram encontrados. Por isso, é importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar o seu imóvel. Neste ano de 2017 Laranjeiras do Sul registrou 17 casos suspeitos. Desses, 16 já foram descartados e um aguarda resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen). Nenhum caso de Zika e Chikungunya foi registrado no município.

10/04/2017