21 gestantes participaram do lançamento do Projeto ‘Mamãe Coruja’

Trabalho consiste em capacitar as futuras mamães e acompanhantes durante o internamento após o parto

A Atenção Primária é a porta de entrada para o atendimento as gestantes. Com este pensamento a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Unidades Hospitalares - São Lucas e São José - lançaram na tarde de ontem (23) o Projeto ‘Mamãe Coruja’. O objetivo é realizar o acolhimento das gestantes proporcionando que as mesmas possam estabelecer um vinculo com as unidades hospitalares, recebendo nos encontros orientações sobre a importância do acompanhamento e ainda sanar as dúvidas do período gestacional. Na abertura, 21 gestantes com seus acompanhantes estiveram presentes, onde foram orientadas sobre o papel do acompanhante, carteirinha de gestantes, orientação sobre a importância dos exames e visita a maternidade dos dois Hospitais.

APLICAÇÃO DO PROJETO

Será realizada uma capacitação mensalmente para todas as gestantes e sua acompanhante. As acompanhantes          que participarem da capacitação deverão ser as mesmas que permanecerão no internamento. O mesmo acontecerá em um espaço reservado na unidade hospitalar Organização São Lucas, sendo ministrados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Organização São Lucas e Instituto São José. Os assuntos abordados são:

-O papel do acompanhante;

-Carteirinha de gestantes;

-Orientação sobre a importância dos exames do terceiro trimestre (HIV, VDRL e Hepatite B) e se necessário a realização dos mesmos no local;

-Situação Vacinal dTpa;

-SIS PRÉ-NATAL;

-Visita a maternidade.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará o transporte para o deslocamento das participantes para a unidade hospitalar Organização São Lucas e Instituto São José, sendo os pontos de encontro suas unidades básicas de saúde de referência, em horário pré-determinado. A participação é gratuita, basta fazer a inscrição.

Próximos encontros

A data dos próximos encontros já foi definida e acontecem nos dias 20 de abril, 18 de maio, 29 de junho, 27 de julho, 24 de agosto, 21 setembro, 19 de outubro, 30 de novembro e 14 de dezembro. A participação é gratuita, basta fazer a inscrição.

27/03/2017