Prefeitura firma parceria com o Tribunal de Justiça para a confecção gratuita de Carteira de Identidade

Desembargadora apresentou no final da tarde de ontem o projeto em Laranjeiras do Sul

A Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Lídia Maejima, realizou nesta quarta-feira(22) uma importante reunião no Fórum em Laranjeiras do Sul. Na oportunidade foi apresentado o Projeto ‘Criança e Adolescentes Protegidos no estado do Paraná’, com o objetivo de garantir a Carteira de Identidade, por meio da coleta de impressões digitais deforma biométrica, a todas as crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede pública estadual e municipal do estado.

Representando a prefeitura estiveram presentes nesta reunião a Secretária de Educação, Eliza Regina Gemelli da Silva e o Secretário de Governo e Gestão Everson Mesquita. A desembargadora destacou que este projeto, vem fortalecer a rede de segurança pública contra desaparecimentos de crianças e adolescentes. “A Carteira de Identidade com a coleta das digitais de forma biométrica, fortalece a rede de segurança pública contra desaparecimentos de crianças e adolescentes, pois permite a utilização da tecnologia para identificação da pessoa desaparecida, bem como, agilidade nas investigações. Além disso espera-se que gradativamente a biometria possa ser utilizada como um eficaz instrumento de controle da evasão escolar”, adiantou a Desembargadora.

A Juíza de Direito e diretora do Fórum em Laranjeiras do Sul, Dra. Samantha Barzotto Dalmina, também participou desta reunião. Ela enalteceu a parceria firmada com a prefeitura para implantação deste programa. “A gente precisa da participação das escolas e principalmente incentivar os pais para que levem o seu filho até o Instituto de Identificação. A prefeitura aderiu ao projeto agradeço até o prefeito e a Secretária de educação que foram bem receptivos com este projeto”, disse a Juíza.As Carteiras de Identidade para crianças e adolescentes poderão ser feitas gratuitamente no Instituto de Identificação que atende em Laranjeiras do Sul na rua Sete de Setembro, das 8 as 11 horas e das 13 as 17 horas.

Na rede estadual, 577 alunos não possuem a carteira de Identidade. Já na rede municipal são 522 alunos. No caso da rede municipal, a Secretaria de Educação está oferecendo transporte para levar as crianças com acompanhante até o local para a confecção do documento. O critério utilizado é o agendamento programado por escola, onde neste momento, está sendo confeccionada a carteira para os alunos que estudam na Escola José Bonifácio, na Vila Palmeiras.

27/03/2017