Ministro da Saúde visita Laranjeiras do Sul e anuncia R$ 575 mil para hospitais e Assiscop

O prefeito Berto Silva recepcionou na sexta-feira, 16, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a vice-governadora Cida Borghetti e prefeitos da região.  A comitiva visitou o Instituto São José e a Organização São Lucas. Depois, em cerimônia bastante concorrida realizada no Centro da Juventude, o ministro anunciou a liberação de recursos para a área da saúde.

Laranjeiras do Sul terá reforço de R$ 575 mil para ampliar e qualificar os serviços de média e alta complexidades oferecidos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte do valor, R$ 200 mil, foi liberado para a Organização São Lucas, outros R$ 200 mil para o Instituto São José, que registra, em média, 600 consultas por mês e 180 internações mensais. A Organização São Lucas é responsável por 260 internações ao mês e mais de 1000 consultas.

Também foram liberados R$ 175 mil para custeio de serviços ambulatoriais e hospitalares, como consultas, exames especializados e cirurgias eletivas para os municípios que compõem a Associação Intermunicipal de Saúde do Centro Oeste do Paraná (Assiscop). O objetivo deste novo incremento financeiro é diminuir o tempo de espera e o tamanho da lista de pessoas que aguardam por algum procedimento eletivo, que são aqueles marcados, sem caráter de urgência e emergência, nos municípios do consórcio.

UTI
O grande pleito da prefeitura, em parceria com o Instituto São José, é a instalação de dez leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). O prefeito Berto Silva explicou ao ministro da Saúde e à vice-governadora que Laranjeiras do Sul está a 110 km de Guarapuava e a 135 km de Cascavel, o que dificulta os atendimentos de urgência e emergência. “O ministro e a vice-governadora ficaram impressionados com o espaço e tudo está muito bem encaminhado. O convênio está na Secretaria de Saúde para assinatura e repasse dos recursos para o Hospital. Pedi ao ministro rapidez no credenciamento dos leitos junto ao SUS”, disse.

16/02/2018