Notícias

Arrastão contra a dengue percorre quatro bairros de Laranjeiras do Sul

5.981 imóveis foram visitados e 13 focos positivos do mosquito encontrados

A- | A+
Compartilhar
Para reduzir os índices de infestação do mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde (Semusa), através do setor de Epidemiologia, promoveu na sexta-feira, 15, mais um dia de grande mobilização contra o Aedes Aegypti. Desta vez 5.981 imóveis, de quatro bairros, foram visitados e encontrados 13 focos positivos do mosquito. O objetivo da ação, foi conscientizar a população sobre cuidados simples e de rotinas que podem impedir a reprodução do mosquito. 

Em Laranjeiras do Sul, o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, caiu de 4.0 em janeiro deste ano para 0.3. É o que revela os números apresentados pelo levantamento rápido do índice de infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 11 meses o município conseguiu se aproximar da meta estabelecida desde o início do ano, que é de zerar os índices.

Bairros visitados
Presidente Vargas
Imóveis visitados: 1.413
Depósitos encontrados: 160
Focos positivos: 4
Índice de infestação 0,2%

Bairro Cristo Rei
Imóveis visitados: 1.305
Depósitos encontrados: 110
Focos positivos: 3
Índice de infestação: 0,2%

Água Verde
Imóveis visitados: 1.305
Depósitos encontrados: 185
Focos positivos: 4
Índice de infestação: 0,2%

São Miguel
Imóveis visitados: 1.413
Depósitos encontrados: 131
Focos positivos: 2 
Índice de infestação: 0,1%

Entre os locais propícios para a proliferação do Aedes Aegypti estão recipientes expostos à água da chuva, como lixo, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, ocos de árvores, caixas d´água e lajes. Contudo, é recomendado ficar atento a potenciais criadouros internos, como vasos sanitários desativados, coletores de água da geladeira e do ar-condicionado, suporte de garrafão de água, entre outros.

19/12/2017