Notícias

Prefeitura lança programa de controle natural da dengue

A- | A+
Compartilhar
As secretarias de Saúde, Agricultura e Educação em parceria com o Lions Clube lançaram nesta terça-feira, 13, o Projeto “Crotalária”, que atrai um dos principais inimigos do Aedes aegypti, fazendo o controle biológico do inseto. O lançamento foi realizado no Centro da Juventude, onde as três primeiras mudas foram plantadas. A iniciativa consiste em realizar o plantio de crotalária, uma pequena planta de flores amarelas, em pontos estratégicos do município. 

A Engenheira Agrônoma e diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura de Laranjeiras do Sul, Marli Dalmolin, fez a apresentação sobre a espécie. “A crotalária tem uma flor amarela, parecida com a canola, e pode ser cultivada no jardim, vasos e onde  quiser. Quando floresce, a planta atrai insetos, entre eles uma libélula que deposita seus ovos na mesma água que o mosquito. As larvas da libélula devoram as larvas dos mosquitos e os próprios mosquitos adultos”, disse a agrônoma. 

De acordo com o secretário de saúde, Valdemir Scarpari, a planta será aliada no combate ao mosquito da dengue. “Esta iniciativa será somada aos serviços realizados no município pelos Agentes de saúde e endemias. Outras cidades que utilizam a crotalária tiveram grande índice de sucesso, por isso, resolvemos firmar essa parceria com o Lions Clube, para desenvolver o projeto”, adiantou o secretário. 

Ao todo mais de 15kg de sementes serão plantadas no município, cerca de 2 mil mudas da planta, das espécies crotalária juncea e crotalária breviflora. As ações serão realizadas pelos Agentes de Saúde e Endemias, além de trabalhos realizados com as crianças nas escolas municipais.

As mudas e sementes, foram adquiridas pelo Lions Clube que fez a doação para a prefeitura. 

13/12/2017