Governador Beto Richa vista Laranjeiras do Sul e autoriza R$ 135 milhões para 24 cidades

O prefeito Berto Silva recepcionou na quarta-feira, 29, o Governador Beto Richa. Ele chegou em Laranjeiras do Sul por volta das 18h30. Em seguida concedeu entrevista coletiva à imprensa no Laranjeiras Palace Hotel. Depois em cerimônia bastante concorrida realizada no Cine Teatro Iguassu, o governador autorizou mais de R$ 135,7 milhões para investimentos em 24 municípios da região.

Squisições de caminhões e materiais para coleta seletiva de lixo, além de saneamento.  “Reafirmamos a disposição do nosso governo em caminhar ao lado dos prefeitos, em fortalecer essa parceria de trabalho que tem se traduzido em muitas obras em todas as áreas em diversas regiões do Paraná”, afirmou Richa.

Beto Richa, destacou que Laranjeiras do Sul vive um momento único em sua história com a liberação de mais de R$ 20 milhões em investimentos. “A cidade vai viver uma transformação depois que esses projetos acontecerem. A atenção é digna da importância que Laranjeiras do Sul tem para o Paraná”, disse.

De acordo com o prefeito, Berto Silva, este é o maior pacote de investimentos para a cidade. Segundo ele, é também a primeira vez que um governador participa da solenidade de aniversário do município. “Eu sou muito grato ao Governo do Estado por tudo que tem feito pela nossa cidade. Vamos zerar o problema de pavimentação em parceira com o governo. Teremos também obras em áreas como saneamento e habitação”, disse o prefeito.

Berto Silva destacou investimentos anteriores do Estado no município e melhorias importantes na área da Saúde. “Teremos 10 leitos modernos de UTI, um investimento do governo estadual em parceira com o Instituto São José. Hoje nossa UTI é uma ambulância levando pacientes entre a vida e a morte para distâncias de 100, 140 quilômetros para receberem atendimento em outras cidades. Isso vai acabar e beneficiar outros municípios da região”.
Em seu discurso, o prefeito Berto Silva pediu ao Governador para que Laranjeiras do Sul seja inserida no Programa “Escola Conectada”, que visa equipar as 12 escolas estaduais com rede de Internet sem fio, tablets para professores em todas as salas de aula, promovendo a capacitação contínua de todos os educadores, bem como a universalização à inclusão digital.  O Governador acenou positivamente para mais este pedido com a possibilidade de Laranjeiras do Sul ser a cidade piloto deste projeto. O investimento é de R$ 100 mil em cada escola. Já o Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, acenou que as escolas estaduais de Laranjeiras do Sul, vão ser cadastradas para receberem recursos do programa “Reforma rápida” com a liberação de R$ 150 mil para cada instituição.

PRESENÇAS
Também estiveram presentes no evento o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, secretários de Estado José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Artagão Júnior) e Ezequias Moreira (Cerimonial e Relações Internacionais). Participaram ainda os deputados estaduais Bernardo Carli e Paulo Litro; o presidente o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná, Amilcar  Cabral; o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Júlio Reis; o vice-prefeito e secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari; o vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Machado; e o juiz da Comarca diretor do Fórum de Laranjeiras do Sul, Bruno Oliveira Dias.

ENSINO
Em Laranjeiras do Sul, o governador Beto Richa também descerrou as placas de duas escolas. Na Escola Estadual José Marcondes Sobrinho o descerramento foi simbólico. A unidade viabilizada em parceria entre o Estado e o município foi construída há dois anos. O novo prédio abriga 480 alunos em três turnos.

Também foi inaugurado o Centro Estadual de Educação profissional Professora Nayana Bavaresco de Souza, construída por meio de parceria do Estado, prefeitura e governo estadual. A unidade oferece cursos de agronegócio, contabilidade e enfermagem para 255 alunos de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Marquinho, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

MUNICÍPIOS
Além de Laranjeiras do Sul, também foram contemplados os municípios de Altamira do Paraná, Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guaraniaçu, Ibema, Manoel Ribas, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond.

RECURSOS PARA LARANJEIRAS DO SUL
SEDU: R$ 12.750.000,00.