Secretaria de Assistência intensifica ações contra o câncer no “Outubro Rosa”

O mês de outubro é marcado pelas ações de conscientização de prevenção ao câncer em mulheres (principalmente o de mama e o de colo do útero). Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul intensificou o trabalho com as mulheres laranjeirenses. “Queremos estimular as mulheres a procurarem as unidades de Saúde e realizarem os exames preventivos. É através da prevenção que casos podem ser detectados e tratados com mais rapidez e mais chances de cura”, destacou o secretário de Saúde, Valdemir Scarpari.

Em todas as unidades de Saúde de Laranjeiras do Sul serão realizados gratuitamente exames preventivos de câncer de colo uterino e solicitações de exames de mamografia, palestras e caminhadas. No dia 26, no Cine Teatro Iguassu, vai ser apresentado o documentário “Existe um mar de possibilidades” com relatos de mulheres que já passaram por doenças e se recuperaram.

Sobre o Movimento
O Movimento Outubro Rosa é realizado no Brasil pelo Ministério da Saúde desde 2010 e, por meio dele, são realizadas atividades para a prevenção de diversas doenças, embora não seja somente neste mês que as mulheres devam realizar avaliações, mas sim estar atentas aos mais diversos sinais e sintomas e procurar por atendimento para avaliação de profissionais de saúde sempre que alguma coisa não estiver dentro da normalidade.

Local: Centro de Conivência Rancho Alegre
Horário: 13h30
Ação: Palestra sobre prevenção do câncer de colo do útero e de mama, teatro e atividades com as integrantes dos clubes de mães.

Local: Unidade de Saúde da Família do Presidente Vargas
Horário: 8h às 17h
Ação: Coleta de preventivos e agendamento de mamografias. Durante todo o mês, serão realizados agendamentos de preventivos para todas as quartas e sextas-feiras.

Local: Clube de mães do Bairro Água Verde
Ação: Palestra e aula de zumba.

Horário: 8h às 17h
Ação: Coleta de preventivos e agendamento de mamografias.

05, 11, 18, 19, 25 e 26/10
Horário: 17h às 19h
Ação: Coleta de preventivos e agendamento de mamografias

Local: Alto São João
Ação: Coleta de preventivos e agendamento de mamografias

Local: Unidade de Saúde do Jardim Iguaçu
Ação: Palestra sobre prevenção de câncer de colo do útero e câncer de mama

Local: Unidade de Saúde do Jardim Iguaçu
Horário: 13h às 17h
Ação: Coleta de preventivos e agendamento de mamografias. Todas terças e quintas-feiras, coleta de preventivos por agendamento.

Horário: 13h às 17h
Ação: Coleta de preventivos e agendamento de mamografias.

16 a 20/10
Local: Unidade de Saúde São Francisco
Ação: Acolhimento diário multidisciplinar sobre saúde da mulher e coleta de preventivos e agendamento de mamografias.

Local: Unidade de Saúde do Bairro Cristo Rei
Horário: 13h às 17h
Ação: Coleta de preventivos e agendamento de mamografias. Todas as quartas-feiras do mês coleta de preventivo durante todo o dia e Educação em saúde com o tema “Saúde da Mulher”

Local: Cine Teatro Iguassu