Gibi incentiva escolas a discutir a Lei Maria da Penha

Trabalhar com alunos do ensino regular a prevenção da violência doméstica contra a mulher, porque atinge todo o tecido familiar, e promover a educação para a igualdade entre homens e mulheres, contra o machismo e a favor da cultura da paz. Com essa finalidade, a Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher de Laranjeiras do Sul, fez o lançamento do Gibi “Maria da Penha”.

Fazem parte da rede o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, Núcleo Regional de Educação, Ministério Público, Policias Civil e Militar, Universidade Federal, Feceopar e Uninter. O livro faz parte de um projeto desenvolvido em estabelecimentos de ensino no Estado de Santa Catarina e autorizado para ser reeditado em Laranjeiras do Sul. Mais de 3 mil exemplares foram confeccionados e serão distribuídos aos alunos do Ensino Fundamental, Universidades, Agentes de Saúde e repartições públicas.

A cartilha divulga a Lei nº 11.340/06 – Intitulada como Lei Maria da Penha, buscando sensibilizar profissionais da educação e estudantes e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do combate às práticas de violência doméstica e intrafamiliar. O Gibi traz a história de uma professora que resolveu levar a Lei Maria da Penha para dentro da sala de aula. Com uma linguagem leve e criativa, o material informa sobre os tipos de violência e as punições. Além disso, tem um caça-palavras que desperta a atenção dos estudantes para temas como igualdade, respeito, lei, entre outros.

Participaram do lançamento do GIBI “Maria da Penha”, a Secretária de Assistência Social, Eliza Regina Gemelli da Silva, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Terezinha Penafiel, o Delegado Adjunto, Fabiano de Oliveira, além dos promotores, Rafael Muzy  Bitencourt e Maria Izabela Silva e Santos.

Laranjeiras do Sul tem 736 casos registrados de violência contra a mulher, de 2016 pra cá.

11/09/2017