Notícias

Alunos da rede pública de Laranjeiras têm acesso a ações que vão além do comum

Projeto “Minha Escola Tem Saúde” oferece acompanhamentos médico, nutricional, fisioterapêutico, entre outros

A- | A+
Compartilhar

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul desenvolve desde maio passado nas escolas e cemeis da rede municipal um projeto denominado “Minha Escola tem Saúde”, que oferece acompanhamentos médico, nutricional, odontológico e fisioterapêutico dos alunos. As ações do “Minha Escola Tem Saúde” são desenvolvidas ao longo de todo ano letivo em três etapas. Na primeira, houve triagem dos “pequenos” visando identificar possíveis patologias, como deficiência no desenvolvimento motor, problemas odontológicos, auditivos e oftalmológicos, entre outros. 

Na segunda etapa, que está em andamento, os que apresentaram necessidade de acompanhamento médico estão sendo encaminhados às unidades de Saúde, de acordo com o seu diagnóstico. Na terceira etapa, os pais serão inseridos diretamente no projeto, recebendo qualificação profissional para atuarem com conhecimento no acompanhamento do filho em casa. “O número de consultas pediátricas aumentou consideravelmente desde que o programa começou. A maioria dos pais sequer sabia que o filho apresentava determinadas doenças”, afirma o secretário de Saúde, Valdemir Scarpari. De acordo com o setor epidemiológico do Município, a procura por vacinas também cresceu, graças ao “Minha Escola Tem saúde”.   

A atuação da equipe de nutricionistas da Prefeitura merece um capítulo a parte neste programa. Elas são responsáveis por elaborar o cardápio dos mais de 4 mil alunos do Município e por orientar as merendeiras no preparo dos alimentos. Alunos com necessidades alimentares específicas recebem alimentação diferenciada. São servidas quatro refeições por dia – café da manhã, almoço e dois lanches. Em menos de quatros meses, “as crianças aprenderam a gostar de comida que geralmente criança não gosta”, disse a secretária de Educação Eliza Regina Gemelli da Silva. A feijoada de legumes faz o maior sucesso entre a garotada. “Aqui a beterraba se ‘disfarçada’ de bacon”, acrescenta Eliza. Em Laranjeiras, suco de caixinha não entra na cozinha das escolas. Os alunos tomam somente suco natural. Depois de cada refeição, o aluno faz a higiene bucal. Para tanto, a Prefeitura oferece fio dental, escova de dente e creme dental.       

  



 

23/08/2017