Agora é oficial: Leitos de UTI de Laranjeiras do Sul serão reabertos

Principal bandeira da Prefeitura, reabertura da UTI foi autorizada nesta segunda-feira, 3, em audiência que contou com as presenças do prefeito Berto Silva e comitiva com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto e o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni

Foram nove meses de uma luta incessante. Desde que se elegeram prefeito e vice, em outubro passado, Berto Silva e Valdemir Scarpari, respectivamente, empenharam-se como nunca em uma tarefa cujo êxito parecia pouco provável – reabrir a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Laranjeiras do Sul, fechada em 2014 meses após ter sido implantada. Depois de muitas idas e vindas, de inúmeros audiências, nesta segunda-feira, 3, veio a recompensa. Em reunião realizada no Palácio Iguaçu, o secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto e o secretário-chefe da Casa Civil Valdir Rossoni bateram o martelo. Por determinação do governador Beto Richa, o Governo do Estado autorizou a reinstalação de dez leitos no Instituto São José.

O Estado vai repassar R$ 400 mil ao Instituto para a compra de equipamentos, em parcela única. Outros R$ 300 mil mensais serão destinados para o custeio das UTIs – R$ 120 mil via HospSUS e R$ 180 mil pelo pagamento de diárias dos leitos . "É um passo importante que estamos dando para melhorar o atendimento da população da região. Além de atender os pacientes do município, o hospital vai desafogar as UTIs da região", disse Michele Caputo.

O secretário também comentou o fato de que essa é a segunda vez que a mesma obra é liberada para o Município. “Em sete anos que estou com o governador Beto Richa, a única coisa que nós tivemos que voltar para trás foi essa UTI, que nós já tínhamos implantado. Então a gente zera isso. Hoje, nós temos um prefeito muito comprometido com a causa e isso ajuda muito. Eu me realizo ao ver uma ação, que lá atrás não deu certo, ser resgatada, renovada e agora com muito mais força e com muito mais base, porque nós temos um prefeito ajudando muito nisso. Só que não quero fazer crítica ao governo que passou, porque não trabalho com ranço”, completou.

Logo após a reunião, o prefeito Berto Silva falou à rádio Educadora sobre a conquista épica. “Nós pusemos isso como uma missão e começamos a preparar esse momento logo após a eleição. A primeira reunião que fizemos aqui foi duríssima. Aparamos as arestas e fomos à luta. Nós estamos colocando até o fim do ano como meta para que esses dez leitos de UTI voltem a funcionar. A Prefeitura está firme nessa parada. Se for preciso fazer algum complemento financeiro nós vamos fazer. A Prefeitura não pode ficar distante disso”, declarou Berto Silva.

Também participaram do encontro o presidente da Câmara João Chefer da Silva, os vereadores Valmir Sete, Márcio dos Alexandre, Valdivino de Oliveira, Ivaldonir Panatto e João Aires, o presidente do Instituto São José, Márcio Marreiros, o chefe da 5ª Regional de Saúde, Márcio Brunsfeld de Oliveira, o deputado estadual Bernardo Ribas Carli e o secretário municipal de saúde e vice-prefeito Valdemir Scarpari.

04/07/2017