Município promove Conferência de Assistência Social

Neste ano, discussões versaram sobre a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”

Secretária de Assistência Social, Eliza Silva, discursa para assistentes sociais e outros profissionais envolvidos na conferência

Nesta quarta-feira, 7, no auditório do Centro da Juventude, entidades governamentais e não governamentais, conselheiros, delegados, agentes comunitários de saúde e representantes da sociedade civil participam da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o objetivo de debater a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

No período da manhã, ocorreu a abertura oficial do evento com o pronunciamento das autoridades, leitura do regimento interno, apresentação artística de dança feita por alunos da APAE e palestra com a professora Luciane Martini, graduada em serviço social, mestre em desenvolvimento regional e pós-graduada em ciências da família. Quatro eixos temáticos foram abordados pela palestrante: proteção social não contributiva, gestão democrática e controle social, acesso às seguranças socioassistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos.

Para a palestrante, a Assistência Social é uma política pública planejada, de inclusão, que abriu um campo de direitos para populações vulneráveis, uma política que profissionalizou os trabalhadores desta área por meio de concurso público e de ações de formação e de capacitação. “Analisando os projetos e indicadores sociais e econômicos, pude observar que Laranjeiras do Sul se destaca na região, principalmente em relação à saúde, educação e trabalho”, afirmou Luciane.

Para a secretária de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, Eliza Regina Gemelli da Silva, os objetivos da conferência foram atingidos. “Foi um sucesso. Tivemos a representação de diversos conselheiros, das entidades governamentais e não governamentais e dos beneficiários. Houve o empenho e o envolvimento de todos. É com satisfação que posso dizer que atingimos os nossos objetivos”, comemora a Secretária, ao avaliar a 11ª Conferência.

Durante a Conferência foram realizadas atividades em grupos, com a discussão de quatro eixos temáticos.
EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

07/06/2017